O índice da Bovespa (Ibovespa) driblou as quedas, fechando o pregão de quarta-feira (24) com uma alta de 0,95% a 63.257 pontos, sendo influenciado pelas tentativas do governo de retomar as decisões acerca das reformas. Entretanto, perdeu força durante os confrontos violentos em Brasília.
Vale lembrar que o Índice da Bovespa , responsável por reunir informações sobre as maiores empresas listadas na Bolsa de Valores é calculado em tempo real, registrando instantaneamente os preços de absolutamente todos os negócios no mercado de ações.
Destaques
Ao longo da cotação, as ações da Eletrobras passaram a liderar o ranking de altas do dia, com uma valorização acima de 7%, ainda com repercussão do plano de aposentadoria voluntária para funcionários anunciadas na data.
A ação preferencial da Petrobras também apresentou um resultado positivo, com crescimento de 3,34%. Por outro lado, a ação preferencial da Vale decresceu 2,07%. O recuo foi ocasionado em detrimento a sessão de perdas para os futuros do minério de ferro na China, que apresentou a maior baixa do dia em mais de duas semanas após a agência de classificação de risco Moodys rebaixar a nota de crédito do país.
Já as ações do Bradesco e do Itaú Unibanco apontaram valorização, tendo um peso importante na composição do índice.
Acontecimentos
Na véspera, o governo determinou um dia de votações no Congresso Nacional, com a aprovação de três medidas provisórias pelo Senado. Na Câmara houve aprovação do texto-base da medida provisória que autoriza o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que eleva a remuneração das contas do fundo.
Entretanto, há uma cautela, devido aos acontecimentos no cenário político, como é o caso da gravação vazada pelo dono da JBS, Joesley Batista, onde o presidente Michel Temer dá aval para a compra do silêncio do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso.
É importante lembrar que durante a tarde de quarta-feira( 24), os ministérios foram esvaziados após os conflitos violentos devido a manifestação contra Temer e as reformas. Diante do ocorrido, o presidente autorizou o uso de tropas federais no local.
Cotação anterior
Na cotação de terça-feira (23) o Índice da Bovespa já mostrava sinais de melhora, ao subir 1,47% a 62.581 pontos, com o dólar sendo vendido a R$ 3,2751. Já na segunda-feira, o índice operava em baixa, com queda de 0,94% a 62. 049, 34 pontos, enquanto o dólar apresenta alta, sendo vendido a R$ 3,28.