Nesta quarta-feira (16), a Receita Federal liberou a restituição do sexto e penúltimo lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Ao todo, foram desembolsados R$ 2,75 bilhões a cerca de 2,25 milhões de contribuintes. Neste sexto e penúltimo lote de 2016, serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina.
A lista com os nomes dos contribuintes estará disponível no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições do imposto de renda. É possível consultar, nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do IRPF e também a situação cadastral do contribuinte pessoa física.
As restituições terão correção de 6,71%, para o lote de 2016, a 88,28% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.
Por ser um ganho extra, especialistas alertam que é comum que se gaste o dinheiro de forma impulsiva, por isso recomendam cautela e planejamento. Quitar dívidas e se livrar dos juros do cheque especial e do cartão de crédito são alternativas para fazer boa utilização dos recursos.
Depósito nas contas
O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.
O último lotes regular será liberado em dezembro. Depois, serão liberados lotes residuais em 2017. Se estiverem fora desse lote, os contribuintes devem procurar a Receita Federal porque os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.
A restituição do imposto de renda ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser processada por meio do formulário eletrônico - pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet.